segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Lendas do MMA - Vitor Belfort #3



O casca-grossa dessa semana é nada mais nada menos do que o mais jovem campeão do UFC, Vitor Belfort. O fenômeno é um dos melhores lutadores de MMA da história. Faixa preta de Judô e faixa roxa de caratê (shotokan). Foi também o lutador mais novo a receber faixa preta do BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu). Ele recebeu a faixa preta de Carlson Gracie, uma das lendas da arte suave.
Vitor começou sua carreira no MMA vencendo John Hess no SuperBrawl 2 com um nocaute em apenas 12 segundos de luta. Apesar de ser faixa preta de Carlson Gracie, Vitor já mostrava que a sua canhota era pesada e que podia derrubar qualquer um.


Depois disso, Vitor foi para o UFC, onde recebeu o apelido de fenômeno, e venceu dois adversários (Scott Ferrozzo, 323Lbs, e Tra Telligman, 233Lbs) por nocaute, se tornando o vencedor do UFC 12 - Torneio de pesos pesados, em 1997. Depois desse torneio, ele ainda venceu o duríssimo Tank Abbott, antes de ter a sua primeira derrota na carreira para Randy Couture.

A velocidade das mãos de Vitor Belfort atingiram também outra lenda do MMA brasileiro e mundial. Wanderlei Silva, que viria a ser um grande campeão do Pride, perdeu para Vitor no primeiro UFC no Brasil (UFC17.5 - Ultimate Brazil), com um nocaute espetacular em apenas 44 segundos de luta.


Depois disso, Vitor partiu para o Pride, onde perdeu sua luta de estréia para a lenda japonesa Kazushi Sakuraba. Vitor estava melhor no combate até que quebrou sua mão em um golpe e acabou sendo dominado pelo resto da luta. Belfort lutou ainda mais algumas vezes no Pride e venceu nomes como Gilbert Yvel e Heath Herring e perdeu para Alistair Overeem e Dan Henderson, onde ele acabou sendo pego no anti-doping por uso de 4-hidroxitestosterona, resultado de injeções de reabilitação após a cirurgia para reparar um rompimento no menisco.

Vitor ainda lutou no Affliction, Cage Rage e até teve uma luta no Boxe Profissional, na qual ele venceu com um nocaute no primeiro minuto de luta. Pelo Affliction, podemos destacar a luta que ele teve com o duríssimo Matt Lindland, onde ele venceu com mais um nocaute com 37 segundos de luta. Vitor Belfort realmente era o cara mais perigoso do mundo no primeiros rounds ou até primeiros segundos de luta.

Na sua volta ao UFC, um nocaute, também no 1º round, sobre o ex-campeão dos médios do UFC, Rich Franklin. Aquela vitória lhe rendera um title shot contra Anderson Silva pelo título dos médios. Dessa vez não deu para o Vitor e com uma ponteira bem no queixo, Anderson Silva acabou liquidando a fatura ainda no 1º round e permanecendo o campeão da categoria.

Depois da derrota para o Anderson, Vitor ainda venceu Yoshihiro Akiyama (nocaute no 1º round) e Anthony Johnson (finalização no 1º round). Com a lesão de Dan Henderson, Vitor se dispôs a enfrentar o novo fenômeno do MMA, Jon Jones, com apenas 2 semanas de antecedência. No 1º round, Vitor encaixou um armlock em Jones e quase saiu vitorioso, mas a posição escapou e Jones conseguiu dominar a luta, vencendo o brasileiro com uma americana no 4º round.

Vitor foi também treinador da 1ª edição do The Ultimate Fighter Brasil, ao lado de Wanderlei Silva. Na ocasião ele acabou lesionando a mão e não pode enfrentar o Wanderlei no UFC 147.

Em sua última luta, Vitor mostrou ao mundo que ainda está no seu auge, mesmo com 35 anos. Ele nocauteou o casca-grossa Michael Bisping com um chute certeiro no rosto do inglês (fruto de seu treinamento na Blackzilians). Hoje, Belfort tem luta marcada contra Luke Rockhold, campeão dos médios do Strikeforce. Quem sabe, com mais essa vitória, Vitor poderá ter mais uma chance de disputar o cinturão que hoje pertence a Anderson Silva. A luta ocorrerá no Brasil, mais precisamente em Jaraguá do Sul.

Escrito por: Fred Henauth

E ae, gostou?? Então solta ae sua opinião!! Comentar não cai o dedo ^^

2 comentários: