sexta-feira, 5 de abril de 2013

Lendas do MMA - Wanderlei Silva #5



Os posts sobre Lendas do MMA estão de volta. Em vez de apresentar uma lenda por semana (desta forma iriam acabar as minhas opções muito rapidamente), farei isso agora por mês. Como o último apresentado (Randy Couture) era estrangeiro, o desse mês será o nosso Cachorro Louco, Wanderlei Silva.

Wanderlei Silva é um dos nomes que alavancaram o MMA no cenário mundial. Grande estrela do Pride, Wanderlei, ainda hoje, é reverenciado no Japão e por grandes centros do MMA mundial. Faixa preta de Kickboxing, Jiu-Jitsu e Muay Thai, Wand tem em suas mãos o poder de finalizar qualquer adversário. Com um dos socos mais potentes do MMA, Wand é um striker nato que além de socar muito bem, tem joelhadas mortais.


O Cachorro Louco iniciou sua carreira no MMA aqui no Brasil, mas logo deixou sua terra em busca de reconhecimento. Começou pelo IVC, onde fez 7 lutas e venceu 6 (perdendo apenas para o mestre de muay thai, Artur Mariano). Teve uma breve passagem pelo UFC nesse meio tempo, onde foi derrotado por Vitor Belfort, no 1º UFC realizado no Brasil, em 1998.

Mas o maior reconhecimento de sua carreira ainda estava por vir. No dia 12 de setembro de 1999, Wand estreava no Pride (grande evento de MMA da época), onde se tornaria uma lenda. O grande momento veio numa luta contra Dan Henderson no Pride 12. Naquela luta, Hendo deixou o rosto de Wanderlei totalmente desfigurado, mas os médicos deixaram a luta prosseguir. Conseguindo enxergar com apenas um olho, Wand dominou Hendo pelo resto da luta e o venceu por decisão unânime.

Seu próximo adversário no Pride era nada mais nada menos do que o destruidor de Gracies (e dos brasileiros), Kazushi Sakuraba. Este embate acabou acontecendo 3 vezes pelo Pride e em todas Wand nocauteou o seu adversário, se tornando definitivamente uma lenda para os fãs de MMA no mundo, mas principalmente no Japão.


Em 2005, Wanderlei Silva chegava ao topo. Naquela época, ainda conhecido como Vale Tudo, Wand foi considerado o maior lutador do mundo e acabou estampando o seu rosto em vários comerciais pelo mundo. Devido as suas atuações no Pride, Wanderlei Silva recebeu o apelido de "The Axe Murderer" (O machado assassino). Ainda no Pride, Wand derrotou nomes como Quinton "Rampage" Jackson e Guy Mezger, além de, obviamente, Hendo e Sakuraba.

Em 17 de Agosto de 2007, começa o "declínio" na carreira do Cachorro Louco. Nesta data ele assina novamente com o UFC para enfrentar a lenda Chuck Liddell. Depois do retorno ao UFC, Wand lutou 9 vezes, vencendo 4 e perdendo 5 (já vinha de derrotas para Hendo e Mirko Cro Cop no Pride). Ele foi derrotado por Liddell, Rampage, Franklin (2x) e Leben e venceu Jardine, Bisping, Cung Le e em sua última luta derrotou Brian Stann.


O ponto mais baixo veio depois de sua vitória contra Bisping. Wand pediu a cabeça de Chris Leben, mas não sabia o que o aguardava. Com menos de um minuto de luta, Leben conectou alguns uppercuts para nocautear o brasileiro. Sua volta as vitória veio no UFC 139 com um nocaute pra cima de Cung Le. A próxima etapa seria ser técnico do 1º The Ultimate Fighter Brasil, ao lado de Vitor Belfort, para uma esperada revanche.


No TUF, o Time Vitor venceu por 7x1 nas lutas e deu um passeio, mas na hora do duelo entre os técnicos, Vitor quebrou sua mão esquerda fazendo sparring em um treinamento e foi substituído por Rich Franklin, que novamente venceu o brasileiro, desta vez no UFC 147.

Em sua última aparição no octógono, o Cachorro Louco deu um verdadeiro show, ao lado do americano Brian Stann. Numa das melhores lutas, até agora, no ano, Silva e Stann protagonizaram um 1º round incrível que, nas minhas contagens, teve 3 knockdowns para Stann e 2 para Wand. No meio do 2º round, Wand mostrou a força dos seus punhos e nocauteou o duríssimo Stann, para a alegria da torcida no Japão, palco que Wanderlei voltou depois de muitos anos de ausência, desde o fim do Pride.


E ae, gostou?? Então solta ae sua opinião!! Comentar não cai o dedo ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário