segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lendas do MMA - Chuck Liddell #6



Faixa marrom de Jiu-Jitsu, Faixa preta de Kickboxing e 5º grau da Faixa preta de Karatê Kempo, essas são as credenciais de uma das maiores lendas da história do MMA e um dos meus lutadores favoritos. Chuck "The Iceman" Liddell é um integrante do Hall da Fama do UFC, só por esse critério, você percebe de que se trata de uma figura excepcional, tanto dentro como fora do "cage".

Chuck Liddell é uma cria do UFC. Começou a lutar em 1998, vencendo por decisão unânime, Noe Hernandez. Sua primeira derrota veio em sua terceira luta profissional, para Jeremy Horn, mas, com certeza, foi por causa desta derrota que Chuck aprendeu e conseguiu fazer história no MMA. Depois desta derrota ele engatou uma sequência de 10 vitórias consecutivas, sendo 5 nocautes. O homem de gelo mostrava o poder de suas mãos.

Aliás, "The Iceman" foi o apelido que recebeu por se mostrar bastante frio e calculista em suas lutas. Ele não demonstrava medo ou nervosismo diante de seus adversário, não importando quem estava no outro córner para enfrentá-lo.


O grande momento da carreira de Chuck, iniciou-se no dia 16 de abril de 2005, no UFC 52. Do outro lado estava o até então campeão da categoria e também uma lenda do MMA, Randy Couture (clique sobre o nome para ver o perfil desta lenda), homem que travou uma das grandes rivalidades do UFC, ao lado de Liddell (sendo ambos, inclusive, sendo técnicos da 1ª edição do TUF, nos EUA). Com 2 minutos do 1º round, Chuck nocauteou Randy e se tornou campeão dos meio-pesados do UFC.

Ele ainda defendeu seu cinturão por 4 vezes, até ser derrotado por Quinton "Rampage" Jackson no UFC 72. Essa marca é a 3ª maior em números de defesas de cinturão da categoria. Ele é apenas superado por Tito Ortiz e pela nova estrela do UFC, Jon Jones, que acaba de alcançar a marca de 5 defesas, com a vitória sobre Chael Sonnen.

Por falar em Tito Ortiz, esse é, com certeza, o maior desafeto de Chuck Liddell. Como todos sabem, Tito é um daqueles que provoca bastante seus adversários e com Chuck não foi diferente. Eles se enfrentaram duas vezes e em ambas, Chuck Liddell saiu vitorioso com duas vitórias por nocaute.

Além de Rampage Jackson, Randy Couture e Tito Ortiz, Chuck também enfrentou grandes nomes da história do MMA. Ele lutou com nomes como Jeremy Horn, Kevin Randleman, Guy Mezger, Alistair Overeem, Rashad Evans, Rich Franklin e os brasileiros Murilo Bustamante, Vitor Belfort, Renato Babalu, Wanderlei Silva e Maurício Shogun.

Após perder o cinturão para Rampage, Chuck encerrou sua grande fase e entrou numa "decadência" de fim de carreira. Ele foi derrotado em 4 de suas 5 últimas lutas, sendo elas para Keith Jardine, Rashad Evans, Maurício Shogun e Rich Franklin.

Em sua luta derradeira, Chuck começou bem a luta, conseguiu conectar bons socos que fizeram Franklin balançar, mas num contra-golpe fatal, Rich Franklin acertou um cruzado bem no queixo, que fez a lenda Chuck Liddell desabar e anunciar o fim de sua carreira como lutador do UFC. Parava ali um dos grandes lutadores da história do MMA.

A aposentadoria não significou o fim do ciclo Liddell-UFC. Devido ao grande apelo com os fãs e o bom relacionamento com o patrão, Dana White, Chuck se tornou uma espécie de embaixador do UFC pelo Mundo, tendo inclusive visitado recentemente o Brasil, onde fez uma aparição no TUF Brasil 2 e distribuiu autógrafos em Jaraguá do Sul, cidade que sediará o UFC no Combate 2.

Além de ser um "embaixador" do UFC, Chuck Liddell é um dos mestres do brasileiro Glover Teixeira. Glover foi sparring de Chuck por muito tempo e hoje, a lenda passa tudo que sabe para que seu pupilo possa se tornar o novo campeão da categoria onde ele mesmo fez história, os meio-pesados do UFC.


E ae, gostou?? Então solta ae sua opinião!! Comentar não cai o dedo ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário