terça-feira, 4 de junho de 2013

Lendas do MMA - Marco Ruas #7

Perfil de Marco "The King of the Streets" Ruas - Sherdog.com

Neste mês, voltamos a falar sobre os brasileiros. E a lenda escolhida para o mês de junho é Marco Ruas. Foi ele quem mudou o UFC e “criou” o que chamamos hoje de Artes Marciais Mistas ou MMA.

Marco Ruas é faixa preta de Judô, Taekwondo, Luta Livre, Jiu-Jitsu (essa dada de presente por um amigo) e é mestre de Muay Thay e Capoeira, além de campeão regional de Boxe e Wrestling.

Nos primórdios do UFC, a filosofia do evento era colocar frente a frente atletas de diferentes artes marciais para ver qual delas se sobressairia sobre as outros, ou seja, ver qual arte marcial era mais eficiente para encerrar um combate. Mas Marco Ruas revolucionou o evento. Ruas não era especialista em apenas uma arte marcial, ele agregava ao seu estilo diferentes tipos de artes marciais e disse certa vez uma frase que marcou a sua carreira, que e: “Se tentarem me socar e me chutar, eu jogo para o chão. Se tentarem me jogar para o chão, eu soco e chuto”.

Marco Ruas criou a Ruas Vale Tudo, também chamada a arte marcial brasileira criada por ele mesmo. Esta arte marcial era um híbrido de Jiu-Jitsu e Muay Thay. Ruas estreou no MMA com um empate contra contra Fernando Pinduka e conquistou sua primeira vitória sobre Francisco Borges no RVT, em 1992.

Em 1995, Marco Ruas lutava pela primeira vez no UFC. E para o espanto de todos, a cada luta, Ruas mudava seu estilo de lutar. Naquela noite ele venceu 3 lutas, sendo duas por finalizações e uma por nocaute sobre Paul Varelans. E se tornava assim não somente o campeão do UFC 7, mas mostrava ao mundo o Vale Tudo que com o passar dos tempos se tornaria o MMA.

Ruas também fez lutas no extinto Pride (uma vitória e uma derrota) e depois voltou ao UFC, mas foi derrotado por Maurice Smith. Apesar de ter feito apenas 15 lutas em sua carreira, podemos dizer que Marco Ruas é um dos nomes mais importantes do MMA Mundial, até porque se não fosse por ele, hoje não estaríamos assistindo o que vemos hoje.


Marco Ruas mostrou para todos que o Vale Tudo não era uma forma de mostrar qual arte marcial se destacaria sobre outra, mas sim mostrar como um lutador poderia se aproveitar das diferentes artes marciais para vencer uma luta, dependendo de como ela estivesse transcorrendo. Isso vimos com o passar dos tempos quando o próprio Royce Gracie começou a enfrentar dificuldades no cage enquanto os lutadores evoluíam não só na trocação, mas também na parte de chão. Podemos dizer sim que Marco Ruas abriu os olhos do mundo para o MMA.

E ae, gostou?? Então solta ae sua opinião!! Comentar não cai o dedo ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário