sexta-feira, 12 de abril de 2013

The Ultimate Fighter 17 - Finale - Palpites e Análise do TUF 17


Na terça-feira, chegou ao fim a 17ª edição do reality show "The Ultimate Fighter 17 - Team Jones vs Team Sonnen)" nos EUA. No Sábado, conheceremos o campeão, que vai receber um contrato de 6 dígitos ($), com o UFC. Neste post irei analisar (e palpitar) esta edição do TUF e o evento TUF Finale, que tem como luta principal, "The California Kid" Urijah Faber enfrentando Scott "Young Guns" Jorgensen.


O TUF 17 foi a melhor edição do TUF que eu já assisti (não vi muitas, apenas a 9, 14, 15, 16 e o Brasil 1). O Destaque desta edição não poderia ser outro, se não, Uriah Hall. Uriah enfrentou 4 oponentes para chegar a final do TUF e nocauteou os 4, levando todos eles ao hospital, após a luta. Por esse motivo, Hall ficou conhecido como o "Ambulance Man" (Homem Ambulância), do TUF 17.

A surpresa, na minha opinião, ficou por conta do outro finalista. Kelvin Gastelum foi a última escolha do Team Sonnen, mas foi derrotando os favoritos um a um, até chegar na grande final. Na semifinal, ele derrotou aquele que, na minha opinião, era um dos favoritos a vencer a disputa, Josh Samman.

Tenho que destacar também a grande temporada de Dylan Andrews, última escolha geral (ficou no Team Jones). Andrews mostrou muito coração em suas lutas e derrotou nas quartas-de-final Luke Barnatt, primeira escolha geral (Team Sonnen).

A decepção deste TUF foi Bubba McDaniel, parceiro de treinos de Jon Jones (ou seja, ficou no Team Jones). Apesar de Kevin Casey também não ter apresentado o que se esperava, ninguém conseguiu ser pior do que McDaniel. Ele foi derrotado por Kelvin Gastelum na 1ª rodada e conseguiu uma vaga nas quartas vencendo, na repescagem, Kevin Casey. Mas ao saber que enfrentaria Uriah Hall nas quartas ele não se conteve e se mostrou muito fraco psicologicamente e, claro, foi nocauteado com 9 segundos de luta, com um direto no queixo.

Sobre o evento Finale, aí vai os meus palpites para as lutas de amanhã no TUF 17 Finale - Faber vs Jorgensen, no Mandalay Bay em Las Vegas.

  • Cole Miller vs Bart Palaszewski
Ambos vem de duas derrotas consecutivas e, consequentemente, estão com a corda no pescoço. Cole Miller é um finalizador nato. Finalizou seus oponentes 13 vezes em 18 vitórias. Já Palaszewski, além de ter uma certa qualidade no chão, tem mão pesadíssimas.
Palpite: Vitória de Bart Palaszewski por Decisão Dividida.

  • Bubba McDaniel vs Gilbert Smith
Dois lutadores que entram sobre pressão no octógono. Como ambos participaram da última edição do TUF, quem vencer continua e quem perder vai ter que procurar emprego. A experiência, nesta luta, está toda do lado de Bubba, só nos resta saber se ele conseguirá resistir a pressão de estrear no UFC, pois Smith está num nível abaixo dele.
Palpite: Vitória de Bubba McDaniel por Finalização.

  • Travis Browne vs Gabriel Gonzaga
Enquanto Browne perdeu sua invencibilidade na derrota, por nocaute, para Antônio Pezão, Gabriel Napão vem de duas vitórias consecutivas no UFC. Voltando as suas raízes, Napão finalizou Ednaldo Lula e Ben Rothwell. Mas não podemos desprezar o poder de nocaute de Travis Hapa Browne, que já fez Stefan Struve beijar a lona.
Palpite: Vitória de Travis Browne por Nocaute.

  • Miesha Tate vs Cat Zingano
Essa é a 2ª luta feminina da história do UFC e a vencedora ganhará a chance de disputar o cinturão e de ser uma das treinadoras do TUF 18, ao lado da campeã Ronda Rousey. Tate já foi campeã dos galos do Strikeforce, mas perdeu seu cinturão para Ronda. Ela já enfrentou atletas como Sarah Kaufman e Marloes Coenen. Já Zingano, está invicta em sua carreira e, se vencer, protagonizará a 1ª disputa de cinturão entre atletas invictos(as) no UFC.
Palpite: Vitória de Cat Zingano por Nocaute.

  • Uriah Hall vs Kelvin Gastelum
Uriah Hall, o homem ambulância, é um cara que tem grande futuro na categoria, pelo grande poder de nocaute em seus socos e chutes. Ele perdeu apenas duas lutas em sua carreira. Uma para Chris Weidman (#3) e uma para Costa Philippou (#7). Já Gastelum, ainda está invicto na sua carreira e, com apenas 21 anos, é o lutador mais jovem da história do TUF (e chegou a final!!). Ele é um wrestler de boa qualidade e com poder de finalização.
Palpite: Vitória de Uriah Hall por Nocaute.

  • Urijah Faber vs Scott Jorgensen
Faber vem de vitória, a menos de 2 meses, sobre Ivan Menjivar, que o colocou como "top" da categoria (tirando os campeões Cruz e Barão, claro). Com bom jogo de chão e mão pesadas, Faber é favorito contra seu amigo Scott Jorgensen. Jorgenses venceu apenas uma luta em suas três últimas, mas as derrotas vieram para Renan Barão e Eddie Wineland, que irão se enfrentar pelo cinturão interino no UFC 161, em Winnipeg. Em sua última luta, venceu John Albert, com um mata-leão.
Palpite: Vitória de Urijah Faber por Decisão Unânime.

Palpite para as outras lutas do TUF 17 Finale:
Josh Samman vence Kevin Casey por Nocaute.
Luke Barnatt vence Colllin Hart por Finalização.
Dylan Andrews vence Jimmy Quinlan por Decisão Unânime.
Bristol Marunde vence Clint Hester por Decisão Dividida.
Sam Sicilia vence Maximo Blanco por Nocaute.
Daniel Pineda vence Justin Lawrence por Finalização.


E ae, gostou?? Então solta ae sua opinião!! Comentar não cai o dedo ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário